CÂMBIO DE AREIA

1. NÚMERO DE JOGADORES

Equipes com no mínimo 9 jogadores e no máximo 12 jogadores, sendo 9 titulares e os demais são reservas, podendo a equipe realizar o rodízio com os 12 atletas.

2. QUADRA DE JOGO

Quadra de voleibol de praia (8mX16m), fita de marcação nos quatro cantos, quatro bandeiras médias ao lado da quadra, para a marcação de uma linha imaginária de 2m a partir da linha imaginária central (abaixo da rede central), e rede em altura de 2m30cm.

3. BOLA

Bola de voleibol oficial.

4. TEMPO DE JOGO

Um tempo de 15 minutos ou 15 pontos (conquistados por uma das equipes), o que ocorrer primeiro. Caso a partida esteja empatada será dado um tempo de 1min, caso continue empatado a equipe que vencer o rally após 1min vence a partida. As equipes não têm direito ao tempo durante o jogo.

5. LOCAL PARA EVENTOS

O número de equipes inscritas deverá ser proporcional à quantidade de quadras existentes nos locais reservados para jogos.

6. ESTRUTURA DO JOGO

6.1 Cada equipe ocupará um lado da quadra com nove jogadores, sendo no máximo 3 homens na equipe.

6.2 O rodízio se dará toda a vez em que o jogador da posição 8 arremessar a bola para a meia quadra oposta, não podendo a bola estar acima da borda superior da rede. No rodízio todos os jogadores da equipe trocam de lugar observando a ordem numérica sequencial das posições.

6.3 Início da partida: Após o sorteio da posse de bola o início do jogo se dará pelo jogador da posição 8 que lançará a bola por cima da rede, para a meia quadra oposta, após todos os jogadores dessa equipe executam o rodízio.

O saque será a bola arremessada, sempre por cima da rede, não podendo o jogador saltar e deverá ser respeitado a linha imaginária de 2m de distância da rede (sinalizada por duas bandeiras fora da quadra). A bola não pode estar acima da borda superior da rede no ato do saque.

A recepção da bola será com bola presa, podendo ser executados no mínimo um e no máximo três passes, sendo o terceiro, obrigatoriamente, o de arremesso pelo jogador da posição 8, que terá apenas uma oportunidade de jogar para o lado adversário, e este não poderá saltar.

Será considerado toque, para a contagem dos três permitidos, apenas bola presa ou dominada, ou seja, não será interpretado como toque, possíveis sequências de batidas na bola entre um, dois ou mais jogadores.

6.4 Reversão da bola:

Somente quando a bola não ultrapassar a rede ou for arremessada para fora da meia quadra oposta na situação de saque.

7. Pontuação:

Será executada em “Tie Breack”.

Será considerado ponto para a equipe adversária quando:

· um jogador deixar a bola cair no chão;

· o rodízio não for executado corretamente;

· a bola for arremessada para fora da quadra de jogo;

· o número de passes for incorreto;

· não for respeitada a linha imaginária de 2m;

· não for respeitada a posição de arremesso;

· a bola arremessada não ultrapassar a rede;

· O jogo reinicia com a posse de bola pela equipe que conquistou o ponto.

8. Critério de desempate dentro dos grupos:

1º - confronto direto;

2º - menor número de pontos sofridos;

3° - maior número de pontos feitos;

3º - sorteio.